Quer dormir melhor? Fique mais descalço
- Bruno Montoro
- 11 de fev. de 2016
- 2 min de leitura

É muito comum encontrarmos pessoas com dificuldades para dormir em nossa sociedade. Pois saiba que isso pode ser devido a desconexão do seu corpo com a terra. Quando se fala em colocar o pé no chão, logo vem a mente um preconceito cultural que remete ao natureba ou ao hippie. Pois saiba que existem evidências científicas de que ficar com os pés no chão faz bem à saúde.
Aterramento é o contato com a superfície de elétrons da Terra ao caminhar descalço, sentar, trabalhar ou dormir conectado a sistemas condutores que transferem elétrons da terra para o corpo e vice-versa. A Terra é uma fonte ilimitada e continuamente renovada de elétrons atuando como condutor elétrico. Essa fonte gera um potencial elétrico negativo, que é mantido pelo “circuito atmosférico global”. Este potencial, por sua vez, altera a distribuição de carga das moléculas corporais, regulando todos os seres vivos bioeletricamente. Por fim, ocorre uma mudança na velocidade das taxas de reação do pH enzimático, que favorecem a homeostase e o equilíbrio dos relógios biológicos, essencial para o controle do sono.
Deste modo o pé em contato com o solo permite uma importante regulação biológica com o ambiente, sendo um fator primário na regulação do sistema endócrino e nervoso. Os efeitos acontecem não apenas no contato direto com o chão, mas também com ambientes internos ou objetos que permitam o contato com o mundo exterior (como um colchão aterrado, por exemplo).
Em relação ao sono, em um estudo piloto foram investigados 12 sujeitos com disfunção de sono, dor e stress. Por 8 semanas, os mesmos só podiam dormir em colchões condutores que permitiam o aterramento. Os níveis de cortisol (responsável pela dor e agitação ao dormir) diminuíram durante a hora do sono, com uma normalização nas 24 horas seguintes. Os mesmos também apresentaram redução ou eliminação na disfunção do sono, dor e estresse.
O aterramento diminui o estresse, a dor e facilita o sono, dentre outros efeitos. Isso pode ser realizado na grama, na terra, na areia e até no concreto. Uma ideia interessante pra quem não quer dormir no chão ou não tem um colchão aterrado é fazer uma caminhada descalço momentos antes de dormir ou passar alguns momentos do seu dia descalço em contato com o chão. E se quiser conhecer uma forma eficiente de melhorar seu aterramento e seu sono durante as atividades diárias, cadastre-se no site.
Escreva abaixo quais atividades realiza com o pé no chão e compartilhe essa dica com os amigos.
REFERÊNCIAS
Chevalier G, et al. Earthing: Health Implications of Reconnecting the Human Body to the Earth’s Surface Electrons. International Journal of Environmental and Public Health. 2012.
Oschman, JL. “Can electrons act as antioxidants? A review and commentary,” Journal of Alternative and Complementary Medicine, vol. 13, no. 9, pp. 955–967, 2007.
Ghaly M, Teplitz D. The biologic effects of grounding the human body during sleep as measured by cortisol levels and subjective reporting of sleep, pain, and stress. J Altern Complement Med. 2004 Oct;10(5):767-76.
Comments