top of page

Sentar no chão diminui a mortalidade

  • Foto do escritor: Bruno Montoro
    Bruno Montoro
  • 6 de mar. de 2016
  • 2 min de leitura

Sentar no chão diminui a mortalidade

Sentar no chão diminui a mortalidade, e um teste desenvolvido por um médico brasileiro demonstra isso. O Teste de Sentar e Levantar (TSL), do Dr. Gil Araújo, avalia a qualidade do movimento de sentar e levantar do chão. O mesmo funciona da seguinte maneira:

- O teste tem pontuação de 0 à 5. Inicia-se com 5, a pontuação máxima. Essa pontuação é avaliada individualmente pro sentar e pro levantar;

- O número de apoios utilizados diminui a pontuação em um ponto. Por exemplo: se ao sentar no chão você apoiou uma mão, perde um ponto e fica com 4. Se precisou apoiar uma mão e um joelho, perde 2 pontos e fica com 3 no sentar. Pro levantar é a mesma coisa;

- Além disso, o desequilíbrio também perde meio ponto;


Mas o que isso tem a ver com a mortalidade?


Em um estudo de 2012, em sujeitos de 51 à 80 anos a pontuação nesse teste foi considerada um preditor de mortalidade. Uma pontuação mais baixa no teste de sentar e levantar foi associada a 6 vezes mais mortalidade por todas as causas em homens e mulheres. Vou repetir de forma simplificada em letras garrafais, pois essa informação é muito importante:


Uma pontuação baixa no teste de sentar e levantar aumenta sua chance de morrer em até 6 vezes!


Além disso, o chão é extremamente benéfico pro sistema musculoesquelético, como já mencionei em outro artigo neste mesmo blog. A dica que vou deixar é a mais simples possível: sente-se e levante do chão ao menos uma vez por dia. Adicionar uma tarefa diária no chão, como por exemplo estudar, comer ou brincar com seu filho ou bichinho de estimação facilita muito esse processo.


Mas se você tem dificuldade em se desapegar da cadeira, fique tranquilo. É possível transformar definitivamente seu estilo de vida, inserindo movimentos naturais e funcionais nas atividades diárias. Saiba mais cadastrando-se no site.


Assista, abaixo, o vídeo do teste de sentar e levantar e tente realizá-lo. E se você gostou dessa dica e acha que ela pode ajudar alguém, compartilhe.


REFERÊNCIAS

Araujo, CGS; Teste de sentar-levantar: apresentação de um procedimento para avaliação em Medicina do Exercício e do Esporte. Rev Bras Med Esporte _ Vol. 5, Nº 5 – Set/Out, 1999


Brito, LBB et al. Ability to sit and rise from the floor as a predictor of all-cause mortality. European Journal of preventive cardiology. 2012

Teste de Sentar e Levantar (TSL). http://www.youtube.com/watch?v=MCQ2WA2T2oA

 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Bruno Montoro
Quem sou

Bruno Montoro

Facilitador de Movimentação Natural.

Formação em Fisioterapia, especialização em Ortopedia e Traumatologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Formação em Fisioterapia & BioAntropologia (FBA), Método Busquet, liberação miofascial, treinamento funcional e outros. Facilitador do curso Livre de FBA.

Atende em Balneário Camboriú e Itajaí (SC) e presta workshops e palestras por todo o Brasil.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
bottom of page