75 motivos para evitar a cadeira
- Bruno Montoro
- 31 de mar. de 2016
- 2 min de leitura

Existem 75 motivos para evitar a cadeira, e eles estão todos reunidos na imagem acima. Sentar no chão permite uma incrível quantidade de variações em comparação com a cadeira ou o sofá. Muito já foi dito sobre a importância do chão neste blog, e esta postagem vem como ênfase para quem tem dificuldades de ficar sentado no chão pela ausência de criatividade ou por afirmar que existem poucas maneiras confortáveis.
Sim, sabemos que o sofá foi feito para ser um “centro de conforto” bem no meio da sua sala, porém, sua ergonomia não favorece em nada a saúde corporal e, pelo contrário, é um dos responsáveis pelo sedentarismo que assola a população mundial. O conforto imposto pelo sofá e pela cadeira impede o corpo de exercer sua função natural de movimento, gerando tensão, pontos de dor e disfunções. Já o chão, pelo seu desconforto biologicamente favorável, impõe uma maior variação de movimentos que é extremamente benéfica a todo nosso sistema de movimento (músculos, articulações, ossos, tendões, ligamentos, etc), sendo uma das maneiras mais simples de prevenir tensões, dores e disfunções.
O motivo de existirem tantas posições diferentes ao se sentar no chão é que por quase 3 milhões de anos nossos ancestrais viveram na savana, sentados em qualquer lugar, sem a utilização de cadeiras. Isso também quer dizer que não existe uma postura ideal ao ficar sentado!
Então para provar esse ponto, eu convido você a olhar a imagem acima, escolher algumas entre as 75 posições no chão e testá-las por uma semana para encontrar uma que te deixe tão confortável como na cadeira. Tenho certeza que você vai encontrar uma posição de conforto, mas depois de alguns minutos o desconforto irá reinar novamente, e isso é muito bom! O desconforto leva a mudança de posição e a variação nos movimentos, e como dito anteriormente a variação evita o aparecimento de tensões, dores, disfunções, etc.
Então estamos combinados. Faça o teste, depois volte aqui ou mande uma foto em nosso facebook e comente o que achou da “inovação” do chão, OK? Mas você não precisa jogar as cadeiras da sua casa fora. Esse convite vai ajudá-lo a enxergar seu ambiente de outra forma e quem sabe o estimule a ficar menos tempo na cadeira, inventando maneiras diferentes de passar o seu tempo em casa, ao invés da cadeira ou sofá. Seu corpo agradece.
E se tiver algum amigo que possa se beneficiar dessa postagem, compartilhe esse texto. Se ainda não baixou o ebook gratuito com 3 dicas para melhorar seu agachamento, sugiro que baixe clicando aqui.
REFERÊNCIAS
Tetley, M. Instinctive sleeping and resting postures: an anthropological and zoological approach to treatment of low back and joint pain. BMJ. 2000.
Hewes Gw. World Distribution of Certain Postural Habits. University of Colorado. 1959.
Lieberman, D. A história do corpo humano. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.
Sentar é o novo fumar. Canal FBA [VÍDEO]: https://youtu.be/BTRgBwBJvVo
Comments