Use abuse do chão
- Bruno Montoro
- 31 de jan. de 2016
- 2 min de leitura

O chão é uma das formas mais eficientes para ensinar ao corpo padrões naturais de movimento. O segredo do chão é o desconforto - benéfico neste caso - que permite mudanças frequentes de posição e facilita a circulação, evita tensão muscular excessiva e permite mais mobilidade as articulações e aos ossos. Sentar e levantar do chão também é um preditor de mortalidade de todas as causas, ou seja, pessoas que conseguem sentar e levantar do chão com facilidade vivem mais tempo, de acordo com um teste validado cientificamente chamado Teste de Sentar e Levantar (TSL).
Isso acontece por que nossos ancestrais viveram como nômades por pelo menos 2.000.000 de anos e descansavam em qualquer local que estivesse ao seu alcançe. A cadeira só foi inventada a cerca de 2.800 anos, o que significa um tempo biológico insuficiente para o corpo adaptar-se a posição sentada na cadeira.
Mas como começar a usar o chão?
Faça uma atividade no chão, que normalmente faria na cadeira, sofá ou cama, e perceba quantas posições seu corpo assume naturalmente. Um período de adaptação é necessário, por isso, preste atenção aos sinais do seu corpo, o desconforto é sempre um sinal para mudar de posição. O uso de placas de EVA, tapetes de yoga ou carpetes é aconselhada aqueles que querem manter um pouco de conforto. Uma outra opção é espalhar almofadas ou pufs pelos cômodos da casa, como lembretes e estímulo para as visitas.
Quais atividades podem ser feitas no chão?
Todas as que são realizadas na cadeira. Trabalho, leitura, assistir um filme, brincar com o filho, neto ou com o cachorro, alimentação, sexo, cuidar do jardim, dormir. E se ainda não for suficiente você pode inventar a sua!
Quer receber mais dicas legais como essa no seu email, ou aprender a deixar seu estilo de vida mais funcional? Cadastre-se no site.
Comente abaixo suas ideias de atividades no chão e não se esqueça de compartilhar essa dica com os amigos.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
REFERÊNCIAS
- Lieberman, D. A história do corpo humano. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.
- Lira, VA; de Araújo, CGS. Teste de sentar-levantar: estudos de fidedignidade. Rev. Bras. Ciên. e Mov. Brasília v.8 n. 2 p. março 2000
- Brito, LBB et al. Ability to sit and rise from the floor as a predictor of all-cause mortality. European Journal of preventive cardiology. 2012
- Sentar é o novo fumar. Canal FBA [VÍDEO]: https://youtu.be/BTRgBwBJvVo
Comentários