
Consultoria de Movimento Natural
Você conhece estilo de vida Paleo?
Se você já está familiarizado com este termo, parabéns! Será ainda mais fácil de entender os princípios deste site, mas se você nunca ouviu falar em estilo de vida paleo, dieta paleo ou movimento natural, não se preocupe. Em apenas algumas linhas você entenderá o básico sobre o assunto.
Grande parte da minha infância brinquei em casa, ou na rua. Na adolescência engordei, virei sedentário, e nunca me encaixei em nenhum esporte convencional. Mesmo depois da faculdade de fisioterapia e de entender as necessidades do movimento para o corpo humano continuei com preguiça. Começava um programa de exercícios e interrompia alguns meses depois. Apenas com 28 anos consegui entender a verdadeira necessidade de movimento e mudei definitivamente meu estilo de vida. Tenho certeza que você conhece alguém que teve ou tem as mesmas dificuldades.
Hoje, praticamente todos os brasileiros sabem que exercícios e alimentação adequada são essenciais para saúde. Mesmo assim, o número de pessoas com doenças, principalmente pelo estilo de vida sedentário, aumenta a cada dia. Aqueles que são obrigados por uma necessidade, orientação médica ou estética, por exemplo, separam uma parte do dia aos exercícios físicos. Em grande parte dessas pessoas essa necessidade se torna um fardo, levando ao abandono antes do fim do processo. Mas por que, mesmo com uma necessidade médica ou outra finalidade clara, muitas pessoas tem preguiça de se exercitar e largam o programa de exercícios?
Essa pergunta desencadeou um grande incômodo e levou a grandes buscas na minha vida. Em grupos de estudo, e nos livros de ciência básica, entendi que a chave desse problema está na mentalidade moderna de achar que o exercício deve ter um início, um meio e um fim. O conceito de “existir uma hora do dia pra se exercitar” está biologicamente errado e vai contra uma forte necessidade biológica humana, a de repouso.
Por pelo menos três milhões de anos o estilo de vida nômade de nossos ancestrais possibilitou a total utilização do potencial de seus corpos. O movimento sempre fez parte da rotina humana como uma necessidade natural e não como treino ou atividade física. Nossos ancestrais se movimentavam principalmente em busca de alimento, não tinham residência fixa e viviam como nômades, mudando de território de tempos em tempos. Não existia outra opção, a não ser se movimentar, por isso, toda oportunidade de repouso era bem vista e utilizada. Esse período foi responsável por diversas e importantes adaptações no corpo e mente humanas, e consequentemente a fixação de hábitos indispensáveis. O exercício físico não fazia parte da rotina de nossos ancestrais, mas o movimento sim. Você consegue enxergar a diferença?
Com a revolução agrícola, à aproximadamente 10.000 anos, o ser humano se afastou do ambiente natural e criou um estado de fragilidade em sua vida. Nosso estilo de vida discretamente oferece condições para o sedentarismo e a má alimentação, e doenças causadas diretamente por esses fatores se alastram, como a osteoporose, a obesidade e a diabetes. Desenvolve-se um tratamento caro para os sintomas como “medicamentos”, “tratamentos mirabolantes” ou a “obrigação do exercício”, e a verdadeira causa, o estilo de vida, não é alterado.
Descobri uma solução muito eficiente, que de uma forma simples e econômica, simplifica e melhora seu estilo de vida. Enfatizo o fato de ter descoberto e não inventado, porque essa solução está aí desde sempre, mas é pouco utilizada em nossa sociedade. Ao testar em mim mesmo, deixei de ser obeso e sedentário, melhorei muito minha qualidade de vida, expandi minha saúde, preveni doenças e diminui custos de tratamentos.
Reprograme-se simplifica e melhora seu estilo de vida, através do raciocínio paleo. E o mais importante: não é necessário o retorno a vida nômade, é preciso apenas sair um pouco da sua zona de conforto.
